Onde estamos
+351 229 445 650
+351 210 415 944

MedSUPPORT já atribuiu selos de controlo de segurança para clínicas 2021

28 de junho 2021

O ano 2020 foi inédito e extraordinariamente desafiante mas a iniciativa do selo “MedSUPPORT Controlo de Segurança” teve um grande impacto pois permitiu:

  • inspirar confiança nos utentes
  • reconhecer o esforço no cumprimento das boas práticas
  • dar mérito às melhores equipas
  • criar mais envolvimento dos nossos parceiros
  • manter permanentemente cumpridos os critérios do plano de contingência

 

Com a chegada da pandemia, começamos a receber feedback do aumento da sensibilidade das pessoas em relação à segurança biológica. Isto está a afetar a imagem que os colaboradores têm das clínicas onde trabalham e inevitavelmente também a opinião dos seus utentes.

 Pelo que a MedSUPPORT orgulha-se de comunicar que decidiu não só manter a iniciativa selo “MedSUPPORT Controlo de Segurança”, como orientar alguns esforços e recursos para valorizar e melhorar as mais valias que daqui advém para os nossos clientes.

O Selo MedSUPPORT com caráter anual visa informar os utentes dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, das boas práticas que ajudamos a implementar e que monitorizamos nos nossos clientes.

Esta iniciativa recompensa com um selo as clínicas que cumprem e mantém cumpridos os critérios necessários à sua atribuição.

Este reconhecimento atesta a metodologia e os processos credíveis e transparentes pelos que a MedSUPPORT se pauta desde a sua criação – que pretendeu desenvolver e levar à prática nos estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde com que colabora, e cuja manutenção e acompanhamento está empenhada em assegurar.

Importa salientar que o nível de cuidados de saúde em Portugal é excecional e que todos quantos fazem parte do sistema nacional de saúde dão o seu melhor todos os dias para que Portugal continue na linha da frente na qualidade e na inovação dos cuidados de saúde.

O selo “MedSUPPORT Controlo de Segurança” não caracteriza e não se reporta à atividade médica desenvolvida na clínica, nem sobre essa pode naturalmente versar, a qualquer título  – visa apenas atestar a conformidade e verificabilidade dos sistemas e processos implementados de controlo de segurança.

Estes critérios de Engenharia Clínica constituem informação adicional que permite aos utentes fazer escolhas mais informadas, numa perspetiva atual de enfoque nos aspetos de segurança.

A informação correta e eficaz - associada a efetivas boas práticas no âmbito da saúde - recebida e interiorizada com enfoque esclarecido na garantia de segurança de profissionais e utentes, é condição necessária para que todos possam voltar a cuidar da sua saúde com a normalidade desejável.

Como empresa privada certificada para o Desenvolvimento e Prestação de Serviços de Engenharia Clínica a MedSUPPORT tem como missão desencadear a melhoria dos serviços prestados pelos seus clientes.

A metodologia de atribuição deste selo será dinâmica assim como o são os seus critérios. Os requisitos a cumprir serão geridos e monitorizados de acordo com o que forem os critérios preconizados pelas entidades oficiais regulatórias competentes.

A MedSUPPORT acompanha o cumprimento destes requisitos pelas clínicas, de forma contínua ao longo do ano, de várias formas incluindo auditorias não programadas. 

A atribuição do o selo “MedSUPPORT Controlo de Segurança”  depende da candidatura voluntária dos estabelecimentos que pretenderem ter este nível adicional de exigência. E será também por isso uma forma de incentivar a melhoria contínua das clínicas distinguidas com o selo MedSUPPORT – Controlo de Segurança.   

Demonstre aos seus utentes, colaboradores, parceiros e público em geral, o compromisso e respeito pela saúde e segurança de todos, candidatando-se a esta iniciativa MedSUPPORT.