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Porquê construir um website para a minha clínica dentária?

Dentistry, fevereiro de 2012

Se teve oportunidade de ler o artigo da MedSUPPORT da edição passada e achou útil o que lá se explanava sobre a necessidade da existência de uma identidade da clínica com que os utentes se identifiquem, com que se sintam confortáveis e seguros por fazerem parte do leque de utentes dessa clínica, então ao ler o artigo desta edição considere o anterior como uma introdução.

Aidentidade da Clínica Exemplo deve estar visível e deve ser comunicada em cada momento que o utente contata a clínica. Uma das ferramentas que tem ganho crescente relevo é a internet, sendo consensual que é importante estar presente na World Wide Web (www).

A MedSUPPORT® recomenda que a decisão de ter um sítio de internet seja tomada, não apenas porque é importante estar presente, mas porque é uma ferramenta útil e se corretamente integrada no dia-a-dia da clínica como o telefone ou o contato direto com o utente contribuirá decisivamente para o reforço da identidade da clínica. Isto significa que o site www.clinicaexemplo. com deverá transmitir além da informação básica sobre a clínica, também a sua identidade. Os seus utentes devem identificar com facilidade a ligação entre o espaço confortável e seguro que encontram quando visitam a Clínica Exemplo, o serviço que lhes é prestado, os conteúdos e a imagem do sítio de internet.

Fases de criação de um domínio

Primeiro, é importante o envolvimento ativo do responsável pela clínica dentária no processo de criação e implementação do sítio. Quem tem uma ideia de negó- cio, quem cria uma empresa, sabe melhor do que ninguém o que almeja efetivamente para a “personalidade” da sua entidade. Se, os conteúdos forem originais, tanto melhor. O esforço e o tempo dedicados pelo responsá- vel da clínica na produção desses conteúdos acabarão por ser compensados.

A criação do sítio deve também envolver toda a equipa, uma vez que o potencial valor acrescentado desta nova ferramenta muito depende da forma como a equipa de trabalho se empenhará em divulgá-lo junto dos utentes no dia-a-dia da Clínica Exemplo. Quando na vida da clínica acontecem eventos e/ou situações importantes, o sítio de internet deve fazer parte dos meios de divulgação dessas ocasiões, sempre garantindo a coerência com a identidade.

Pela experiência da MedSUPPORT®, quando o objetivo do sítio de internet for unicamente disponibilizar contatos, é prescindível assumir custos com a criação e manutenção de sítios de internet, uma vez que existem várias ferramentas gratuitas com este fim, de onde destacaríamos o google maps da Google, por exemplo. Se, no entanto, o objetivo for dispor de mais uma ferramenta para comunicar com os seus atuais utentes e captar novos, recomendamos que não siga soluções standard que nada farão pela diferenciação da Clínica Exemplo.

Um paciente informado

O estudo “A internet, o paciente expert e a prática médica: uma análise bibliográfica”, da autoria de Helena Beatriz da Rocha Garbin, André de Faria Pereira Neto e Maria Cristina Rodrigues Guilam, de Setembro de 2008, mostra que na área da saúde há cada vez mais informação disponível. O acesso à informação técnico-científica, aliado ao aumento do nível educacional das populações fez surgir um paciente que procura informações sobre a doença, os sintomas, o medicamento, o custo de tratamento, entre outras informações.

Quando as caraterísticas que motivam o utente a escolherem a Clínica Exemplo para garantir o seu bem-estar forem diferenciadas e baseadas em critérios de Qualidade e Segurança, então o sítio de internet poderá ter um impacto considerável na sua divulgação.

Disposições legais a cumprir

Depois de decidida a criação de um website e, mesmo antes de este estar online, existem ainda algumas precauções a tomar: por exemplo, há necessidade de garantir que os conteúdos não violam a Lei dos Direitos de Autor e que, por outro lado, protegem corretamente a informação disponibilizada online sob pena de não poder depois proceder contra terceiros que façam utilização indevida dos conteúdos disponibilizados.

Os conteúdos disponibilizados são um dos pontos fulcrais da comunicação online e devem ser pautados por características como a assertividade, a focalização e a leitura fácil. A transmissão de confiança e credibilidade poderão causar no utilizador da página web sentimentos de simpatia e interesse pelos serviços.

A escolha da empresa criadora do site é um aspeto crucial e deve ser pautada por opções coerentes com os objetivos traçados. A MedSUPPORT® desaconselha também inclusões digitais gratuitas, que sejam, por exemplo, alusivas a curiosidades, piadas, adivinhações, dicas para o dia-a-dia e que, podem em primeira instância parecer positivos para a relação descontraída entre o utente e a clínica, dando contudo uma imagem depreciada do profissionalismo que se ambiciona e que deve ser característico de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.

Em suma, a projeção de um site, para ter sucesso, tem de ser feita com conteúdos que sejam, preferencialmente, de qualidade; excelência que deve ser transposta da realidade virtual para a realidade percecionada, isto é, se o utente se depara com um site muito cuidado, mas depois quando visita a clínica a realidade não é transponível (e aqui falamos do atendimento, acolhimento, das instalações - da globalidade da vida da clínica), é provável que o utente não se fidelize.