Onde estamos
+351 229 445 650
+351 210 415 944

Conferência PRS2013

16/09/2013

Decorrerá em Lisboa entre 18 e 20 de setembro a Conferência "Protecção Radiológica na Saúde 2013", de âmbito eminentemente nacional mas que contará também com a presença de palestrantes estrangeiros e especialistas de diversas instituições internacionais.

O Sistema Internacional de Proteção Radiológica assenta em 3 princípios fundamentais: Justificação (das práticas), Otimização (da proteção e dos procedimentos) e Limitação de Dose, sendo que este último não é aplicável no âmbito da utilização das radiações ionizantes para fins médicos.

Nas aplicações médicas das radiações ionizantes, progressos importantes foram realizados nos últimos anos relativamente à implementação do princípio da Otimização. No entanto, tal como reconhecido internacionalmente, um esforço considerável deverá ser dedicado nos próximos anos para que sejam obtidos progressos na implementação efetiva do princípio da Justificação nas práticas e exames médicos.

Tais esforços deverão continuar a envolver todos os atores e decisores (médicos, físicos, técnicos e outros profissionais da Saúde, autoridades competentes e entidades reguladoras, investigadores, académicos e formadores, sociedades profissionais e científicas, associações de doentes, o público e os fabricantes de equipamentos, entre outros intervenientes).

Esta conferência objetiva desencadear uma discussão técnica e científica, mas também noutras vertentes (reguladora, jurídica, socioeconómica, clínica, etc.) dos aspetos previamente referidos.

+ info @ www.itn.pt/prs2013