Onde estamos
+351 229 445 650
+351 210 415 944

Evento | A ERS em perspetiva - 20 anos de regulação em saúde

15 de dezembro 2023

A MedSUPPORT participou ontem no evento promovido pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para assinalar os 20 anos de sua existência e do exercício de regulação independente da saúde em Portugal. Sob o mote “A ERS em perspetiva - 20 anos de regulação em saúde”, a ERS reuniu no Centro de Congressos Alfândega do Porto, um grupo de personalidades da área da saúde em Portugal.

Além dos 5 presidentes de conselho de administração, os 4 primeiros e o atual Dr. Pimenta Marinho o evento contou com vários ex-ministros da saúde, deputados da assembleia da República, eurodeputados, representantes de ordens profissionais, e até com o ministro da saúde Dr. Manuel Pizarro.

Ao longo do dia foi possível recordar momentos chave na história da ERS, partilharam-se diferentes experiências dos presidentes do conselho de administração que passaram pela entidade, falou-se muito do futuro da saúde e da regulação em saúde e do desafio que será de acompanhar as contínuas evoluções tecnológicas deste setor.

Ficou também claro que os Portugueses ainda não reconhecem a existência da ERS mas reconhecem a necessidade de que a ERS exista. Pimenta Marinho, atual presidente do conselho de administração, referiu na sua intervenção que haverá um reforço no número de eventos promovidos pela ERS no próximo ano no âmbito das comemorações do vigésimo aniversário.  Referiu também que a ERS continuará a investir em tecnologia como suporte às suas diferentes competências e no reforço da atividade inspetiva ao nível da publicidade em saúde “para provar que não vale a pena investir em publicidade enganosa e que induza procura artificial” de cuidados de saúde.

O ministro da saúde Dr. Manuel Pizarro encerrou o evento, confirmado que o governo pretende transferir novas competências do “licenciamento no domínio da proteção radiológica” para a ERS. Outro anúncio que o Sr. Ministro fez foi, o da intenção, de que este governo tem de, a muito curto prazo, publicar as tão antecipadas portarias de alteração aos requisitos de licenciamento para funcionamento.